Como devo escolher uma agulha?


18/01/2013


A escolha correta de uma agulha é fundamental para obter uma costura de qualidade. São muitos os fatores que influenciam esta escolha pelo que é necessário seguir algumas regras simples para chegar ao resultado ideal.

Três fatores básicos:
a. A máquina de costura
b. A linha de costura

c. O material a ser costurado

a. A máquina de costura
Toda máquina de costura é desenhada com uma determinada finalidade e todas as medidas nela servem a um propósito. Ela pode eventualmente ser melhorada em algum aspecto técnico, mas é certo que uma máquina que existe para ser adquirida no mercado tem definido o SISTEMA DE AGULHA com o qual ela funciona.
Este sistema de agulha define algumas medidas, como são:

- Diâmetro do cabo: para poder inserir a agulha na barra da agulha e poder fixá-la mediante o parafuso.
- Comprimento das partes da agulha: fundamental para o funcionamento do equipamento no sentido de que consiga-se um entrelaçamento correto da linha que está na agulha com a linha da bobina/looper.
O sistema da agulha que cada máquina demanda está descrito no manual da máquina. Em caso de dúvidas quanto ao sistema correto colocamo-nos à disposição para dar esta orientação. Para isto são necessárias as informações: marca da máquina, modelo (número) e eventualmente a subclasse.

b. A linha de costura
Existe uma co-relação importante entre a espessura da agulha e a espessura da linha a serem utilizadas. Isto se deve a vários aspectos como são o material e a estrutura da linha. Como toda quebra de linha interrompe o processo de costura gerando transtornos seja no visual ou na rentabilidade é necessário ajustar as espessuras de ambos componentes. Uma agravante é que a linha não fica estática no olho da agulha, mas dependendo do comprimento do ponto a linha passará entre 40 até 60 vezes através do olho e da canaleta da agulha até ficar costurada no tecido ou outro material.
Se a linha passa pelo olho da agulha muito apertada ela podera não resistir ao atrito gerado e romper. O mesmo atrito também irá gerar temperaturas altas, podendo derreter as fibras de linhas sintéticas, levando a um rompimento da linha.
No menu PRODUTOS/CATALOGOS colocamos à disposição as tabelas referentes à co-relação linha-agulha.

c. O material a ser costurado:
Existem mais de 6000 tipos de agulhas diferenciadas por sistema de agulha, espessuras, formatos de pontas, acabamentos de superfície, e até características especiais. Ainda assim pode ser feita uma diferenciação de duas famílias:
- Agulhas com pontas redondas
- Agulhas com pontas cortantes

O material a ser costurado, salvo exceções, determina se a ponta da agulha deve ser cortante ou redonda.
No menu PRODUTOS/CATÁLOGOS colocamos à disposição as informações referentes aos tipos de ponta existentes e qual a sua finalidade.

Resumindo podemos dizer que para escolher a agulha certa é necessario determinar:
-Sistema de agulha
-Espessura da agulha
-Formato de ponta da agulha
-Eventuais características especiais para aplicações específicas

Através dos nossos módulos de SERVIÇOS oferecemos ajuda mais específica.